Cinco condições tratáveis com Auriculoterapia

Atualizado: 8 de Dez de 2020


Imagem: Johannes Vermeer, Moça com brinco de pérola (detalhe)


A Auriculoterapia é uma técnica de tratamento em que se fazem estímulos na orelha, com base na hipótese de que nesse órgão está representado todo o corpo humano. Existem diferentes modos de estimulação, incluindo o uso de agulhas, de estímulos elétricos e a acupressão (técnica em que se pressionam os pontos de Acupuntura, sem utilizar agulhas), que pode ser feita manualmente ou com sementes.


A estimulação auricular é usada no tratamento de diversas doenças, principalmente as que envolvem o sistema nervoso central, como dor aguda e crônica, e transtornos psiquiátricos, como a dependência química. Neste artigo, apresento algumas das possíveis indicações dessa técnica.




Ansiedade antes de uma cirurgia


A estimulação auricular é usada para reduzir a ansiedade antes de procedimentos cirúrgicos. Um estudo de 2012 comparou a Auriculoacupuntura com a “falsa Acupuntura” (em que o estímulo ocorre fora dos pontos tradicionais de Acupuntura) e com a ausência de qualquer tratamento em pacientes que seriam submetidos a cirurgias odontológicas. Viu-se que a Auriculoacupuntura foi mais efetiva em reduzir a ansiedade pré-operatória nesses pacientes.


Uma implicação interessante seria a possibilidade de a estimulação auricular substituir os medicamentos benzodiazepínicos (como clonazepam – Rivotril – e diazepam), ainda muito usados para tratar a ansiedade antes de procedimentos cirúrgicos. Um estudo de 2007 viu que pacientes submetidos a Auriculoacupuntura antes de extrações dentárias tiveram uma redução da ansiedade semelhante aos que fizeram uso de um benzodiazepínico intranasal.




Dor no pós-operatório


A Auriculoacupuntura pode ser efetiva no tratamento da dor depois de procedimentos cirúrgicos, e esse efeito parece reduzir a necessidade de analgésicos. A técnica pode reduzir de 36% (em um estudo) a 40% (em outro estudo) o uso de analgésicos opioides, classe de medicamentos associada a importantes efeitos adversos (como constipação intestinal e risco de dependência), e essa redução é maior que a obtida com o uso de analgésicos comuns (como paracetamol e ibuprofeno). Em pacientes submetidos a colocação de prótese nos joelhos por osteoartrose, o uso da acupressão levou a redução da intensidade da dor, menor consumo de analgésicos e reabilitação mais rápida.




Dor crônica


Boas evidências científicas mostram um benefício da Auriculoterapia no tratamento da dor crônica, com melhora significativa de sua intensidade. Um estudo de boa qualidade com pacientes com dor relacionada ao câncer observou que, após dois meses, aqueles que receberam Auriculoacupuntura tiveram uma redução de 36% na intensidade da dor.


Dor lombar é uma das queixas mais comuns durante a gravidez, mas o arsenal terapêutico nesse período é limitado por questões de segurança, e a Auriculoacupuntura pode ser uma opção de tratamento. Um estudo viu que gestantes submetidas a essa técnica tiveram uma redução significativa da dor e melhora da capacidade de executar as atividades do dia a dia.




Insônia


A estimulação auricular é muito empregada no tratamento da insônia. As taxas de melhora com a Auriculoacupuntura são maiores que com o uso de diazepam – medicação que também está associada a vários efeitos adversos, como sonolência e alterações na concentração e memória. A Auriculoacupuntura parece ter um melhor resultado com pessoas que, antes do tratamento, dormiam menos de seis horas por dia. No entanto, ainda são necessários mais estudos para confirmar esses resultados.




Parar de fumar


A Auriculoacupuntura parece ser efetiva no tratamento para cessação do tabagismo. Um estudo de 2007 viu que pacientes submetidos a essa técnica por oito semanas tiveram uma redução significativa no consumo de cigarros e nos sintomas de abstinência da nicotina, apesar de não ter aumentado a taxa de cessação do tabagismo em relação aos pacientes que não receberam o tratamento. A conclusão dos autores do estudo é que a combinação da Auriculoacupuntura com aconselhamento psicológico ou com terapias de reposição de nicotina deve ser usada para aumentar as chances de os pacientes pararem de fumar.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo